Áreas Terapêuticas

O que é Inflamação

A inflamação é uma reação de defesa do organismo frente a uma agressão. Essa agressão pode vir de agentes físicos (cortes, contusões, queimaduras), químicos (agentes irritantes, corrosivos, dentre outros) e biológicos (infecções em geral). É caracterizada inicialmente por quatro sintomas: calor, rubor, edema e dor, podendo evoluir para a perda da função da região afetada. Diversas doenças são capazes de ativar essa reação do organismo, contudo em muitos casos ela torna-se exacerbada. Para que não se torne prejudicial ao organismo, faz-se uso de substâncias anti-inflamatórias, que possuem a habilidade de controlar esse complexo processo. 

Classificação da Dor

A dor pode ser classificada de muitas maneiras, contudo considerando-se a duração de sua manifestação ela é classificada em três tipos:

Dor aguda: manifesta-se transitoriamente durante um período relativamente curto, de minutos a algumas semanas. Está associada a lesões em tecidos ou órgãos, ocasionadas por inflamação, infecção, traumatismo ou outras causas. Normalmente desaparece quando a causa é corretamente diagnosticada e quando o tratamento recomendado pelo especialista é seguido corretamente pelo paciente.

Dor crônica: Com duração prolongada, de vários meses a vários anos, está quase sempre associada a um processo de doença crônica. A dor crônica pode também ser conseqüência de uma lesão já previamente tratada. Exemplos: Dor ocasionada pela artrite reumatóide (inflamação das articulações), dor do paciente com câncer, dor relacionada a esforços repetitivos durante o trabalho, dor nas costas, entre outras.

Dor recorrente: É aquela que se apresenta em curtos períodos, mas que se repete com frequência, podendo ocorrer durante toda a vida do indivíduo.

Este site é destinado a pessoas que procuram informações sobre as operações globais da Meda AB .
Temos também sites de marketing nacionais. Links para estes estão sob Meda no Mundo no topo da página.